Temperar a carne pode ser mais fácil e rápido do que se imagina.
Com prática em tempero para diversos tipos de cortes, a profissional afirma que na hora de temperar uma carne é importante levar em conta não apenas o próprio gosto, mas também a preferência de quem irá se servir.
Para quem quer algo bem simples, MARCIA tem uma sugestão: “Todo tempero básico pede um ALHO e cebola. Claro que para cada preparação você pode adquirir um pouco mais de sabor, incluindo um alho assado ou ervas frescas que também completam o sabor do prato. E tenha cuidado, utilize em dose moderada”.
O erro mais comum, de acordo com a chef, é as pessoas acharem que devem perfurar a CARNE para facilitar o passo de temperar a peça. MARCIA explica: “Quando se retalha muito, a carne perde muito mais a suculência e acaba ficando mais seca que o normal. Aí não adianta ser bem temperada se não tiver seu sabor e maciez natural”.
Quer saber como deixar a carne mais macia? “Pode-se temperar com ERVAS e alguns condimentos, mas o sal deve ser colocado na hora de levar para o panela ou frigideira.
Outro ponto importante é deixar a panela ou frigideira aquecer bem para que, no momento em que se coloca a carne, ela sele e mantenha sua suculência interna”. Salgar a peça com muita antecedência faz com que ela perca seu suco interno e acabe ficando muito seca.
Na hora de temperar não faz diferença se você vai assar, cozinhar ou fritar a carne. “Em todas as preparações o segredo é harmonizar com os temperos e ervas de acordo com suas preferências. Em qualquer uma das situações é importante tomar cuidado com o sal, pois quanto mais tempo cozinhando ou assando, ele vai acentuando o paladar”.
A marcia conta que o mais correto seria deixar o sal bem suave e, se for necessário, finalizar o tempero com um molho preparado com a sobra do assado. No caso do cozido pode-se recorrer ao procedimento pouco antes de desligar o fogo.
“Quando as combinações são usadas em harmonia, o prato fica sempre saboroso. Arrisque processar, bater ou picar os temperos e acrescentar um pouco de suco natural ou um vinho. O sabor fica mais agradável com um toque especial.”
Se você não tiver tempo para deixar o corte marinando, a dica é passar um pouquinho de geleia na carne. O doce ajuda a torná-la mais suculenta e dá um toque diferente e adocicado. Funciona muito bem como uma “cola” para segurar condimento. ressalta que o que vem a seguir não é uma regra. O que acontece é que cada tipo de carne combina melhor com um ou outro tempero ou condimento. Acompanhe:
AVES: mostarda, açafrão, páprica e condimentos que ajudam a dar coloração ao prato e ao paladar.
PEIXES: combina com alecrim, sálvia, dill e louro.
.1 peça de alcatra de 1,5Kg .1 pote de maionese (300g) .pimenta a gosto .salsa picada a gosto
Modo de preparo
Em uma tigela, misture a maionese, a pimenta e a salsa. Envolva toda a carne com a maionese. Coloque em uma assadeira, cubra com papel alumínio e asse no forno preaquecido a 220ºC durante 1 hora e 10 minutos. Retire o papel alumínio e deixe a maionese dourar. Coe o caldo que se formou na assadeira e sirva com a carne.
Dica:cada forno tem um tempo, verifique antes de retirar a carne do forno, se está bem cozida, espetando levemente com um garfo.
FRANGO PICANTE
1 frango pequeno
1 colher (chá) de pimenta-dedo-de-moça picada
2 colheres (chá) de páprica picante
1/2 xícara (chá) de suco de limão
1/4 de xícara (chá) de vinagre
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 cebola ralada
1 pimentão vermelho ralado e amassado
1 xícara (chá) de iogurte natural
1/2 xícara (chá) de manteiga
Sal a gosto
Retire a pele do frango. Faça alguns furos na carne com uma faca. Misture a pimenta, a páprica, o limão e o vinagre e sal. Numa assadeira, esfregue o frango com o tempero e deixe descansar por 15 minutos. Faça uma pasta com o gengibre, a cebola, o pimentão sem sementes, ralado e amassado e o iogurte. Passe essa mistura no frango. Leve o frango ao forno preaquecido em temperatura média por 1 hora ou até a carne ficar macia. Aumente a temperatura do forno para alta. Continue assando por mais uns 30 minutos, molhando o frango de vez em quando com a manteiga derretida, até a cobertura ficar bem vermelha. Corte em pedaços e sirva ainda quente.