Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.8/5 (926 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página




AGRIÃO
AGRIÃO

Conheça nossos cursos!

http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao88243

 

 

NOSSOS BOLOS E SALGADOS

http://marciabds.comunidades.net/

 

 

NOSSA LOJA VIRTUAL COM OFERTAS IMPERDÍVEIS

https://www.magazinevoce.com.br/magazinemarciabds/

 

 

AGRIÃO

 

 

 

 

 

 

 

É uma boa fonte de beta-caroteno e vitamina C, além de uma boa fonte de cálcio, ferro e potássio. Rico em antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer, os praticantes da medicina alternativa recomendam seu consumo para aliviar distúrbios gastrointestinais, problemas respiratórios e infecções do trato urinário. Seu incoviniente é o risco de ser contaminado por parasitas e bactérias, dependendo da proveniência.

 

 

 

Nome Científico: Nasturtium officinale R. Br. Família: Brassicaceae Nome Popular: Agrião

 

Características

 

Erva com raízes gemares

 

Folhas alternas, compostas de 3 - 11 folíolos oblongos e glabros Flores branco - amareladas, e dispostas em racinos curtos, terminais ou auxiliares; fruto silica subcilíndrica, nervada de 5cm de comprimento, contendo sementes pardacentas, apteras, rugosas, pequeninas. Contém iodo, cobre, ferro, enxofre, fostato e óleo essencial sulfo-azotado amargo e volátil (essência de mostarda isosulfocyanato de allyla) ( Corrêa, 1926).

 

Agrião

 

Clique na imagem para ampliar

 

Comentários

 

Segundo Morgan (1979), para uso em saladas, quanto mais tenra melhor. Utilizando-se a planta fresca é necessário colhê-la no momento de servir e o ato da colheita deve ser feito preferencialmente antes da floração.

 

Do Dictionnaire des Sciences Medicales cita: O Agrião tem sido recomendado na tuberculose pulmonar. É excelente nas desordens digestivas caracterizadas por debilidade. Usado também com êxito na dispepsia associada com flatulência e azedume. (Balbach, 198?).

 

Relata Corrêa (1926), que a medicina tira grande proveito do suco e do óleo sobretudo como tônico e antiescorbútico. Diz ainda que a planta é originária da Europa e que acha-se subespontânea em todo o Brasil.

 

Alzugary e Alzugary (1983), atribui como propriedades medicinais, ser agrião depurativo, descongestionante digestivo e diurético, que possui grande teor de vitamina "C". Funciona como antídoto aos efeitos tóxicos da nicotina, apressa a cicatrização. Seu suco adoçado com mel dá um excelente xarope para combater a bronquite, tosse e toda a sorte de enfermidade catarrais.

 

Balbach (198?), confere à planta, grandes poderes curativos nos casos de varíola, sarampo e que provoca transpiração, além de propriedades vermífugas.

 

Balbach e Boarim (1992), afirmam que o agriãoconvém aos diabéticos, porque encerra poucos principios amiláceos. O suco é bom para amenorréia, dismenorréia, anorexia, colecistite, colelitíase, debilidade cardíaca, debilidade geral, dematose, hidropisia, litíase renal, vermes, além de previnir a queda do cabelo em fricções diárias.