Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.8/5 (992 votos)




ONLINE
5




Partilhe esta Página




CANA DO BREJO
CANA DO BREJO

 Conheça nossos cursos!

https://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao88243

 

 

NOSSOS BOLOS E SALGADOS

https://marciabds.comunidades.net/

 

 

NOSSA LOJA VIRTUAL COM OFERTAS IMPERDÍVEIS

https://www.magazinevoce.com.br/magazinemarciabds/

 

 


Onde cresce a cana-do-brejo?
Planta medicinal nativa brasileira, também pode ser encontrada na costa do Sul do México. Crescem naturalmente em locais úmidos e solos bem drenados, no entanto também resistem a temperaturas baixas e a seca.

 

Quando colher?
Em países com clima tropical, as folhas e rizomas da cana-do-brejo podem ser colhidos durante todo o ano. Já em países de clima frio, colher durante a primavera e o verão, durante o inverno as folhas secam.

 

Observações interessantes
Estudos em animais, realizados com o extrato alcoólico das folhas da cana-do-brejo demonstraram ação anti-inflamatória e analgésica.

 

Outro efeito estudado em animais foi o de hipoglicemiante, utilizando um modelo camundongo com hiperglicemia induzida por obesidade. Não foi possível observar efeito benéfico no tratamento de hiperglicemia induzida por obesidade com o chá das folhas de cana-do-brejo. A cana-do-brejo é popularmente utilizada em caso de diabetes tipo 2 pelos dominicanos.

 

O chá do rizoma da cana-do-brejo é tradicionalmente utilizado há muitos anos, principalmente pelos povos da Amazônia, como diurético e depurativo para aliviar problemas na bexiga, uretra e expelir pedras dos rins. Em muitas regiões, suco da haste fresco diluído em água tem uso contra gonorreia, sífilis, nefrite, picadas de insetos.

 

Externamente, a decocção é popularmente empregada para aliviar irritações vaginais, leucorréia e no tratamento de úlceras, enquanto que na forma de cataplasma é empregada em casos de contusões.

de haste ereta, dura, até 2 metros de  altura.

Possui flores rosas manchadas de branco., tubulares, por dentro amarelas  bracteas cor de carmim.

Folhas alternas, oblongas, invaginantes, verde-escuras,com bainha pilosa e  avermelhada na margem.

Parte utilizada: Colmo, hastes e folhas.

Habitat: É nativa do Brasil, aparece principalmente em  brejos.

Historia: É usada tradicionalmente pelos caboclos,  especialmente em emplastros para dores, edemas, contusões. Faz parte também da  farmacopéia homeopática.

Propriedades Medicinais da Cana do Brejo

Propriedades medicinais: Antiinflamatória dos rins e bexiga,  antilítica, antidiabética, anti-reumática, aperitiva, calmante das excitações  nervosas e do coração, depurativa, diurética, diaforética, emenagoga,  estomáquica, febrífuga, resolveste de tumores, sudorífera, tônica.

Para que serve a cana do brejo :

A cana do brejo é usada em dietas e formulações para emagreciemento, devido a  suas qualidades diuréticas e sudoríferas. Não é mais uma planta milagrosa e sim  um bom auxiliar. Lembre-se que a melhor maneira de emagrecer é tendo uma dieta  equilibrada e exercícios físicos, além disso é um bom auxiliar para quem tem  problemas urinários.

A cana do brejo também é indiciada nos casos de afecções renais, albuminúria, arteriosclerose, catarro, pedras na bexiga, afecção da bexiga;  cistite com dores, diabete, disúria, falta de regras, febre, gonorréia,  hidropisia, inflamação dos rins, insuficiência cardíaca, leucorréia, micção  sanguinolenta, picada de inseto, reumatismo, rins, sífilis.

Princípios Ativos: Ácido oxálico, inulina, taninos, matérias  pécticas.

Cuidados há tomar

Contra-indicações: Evitar o uso prolongado, pois pode  resultar no surgimento de urólitos (por ser rica em oxalato de cálcio). Evitar  seu uso em pacientes com calculos renais de oxalato de calcio.

Modo de usar:

- Hastes: leucorréia, afecções renais;

- Sumo fresco do colmo: disúria, hidropisia, aterosclerose,  albuminúria, insuficiência cardíaca, dores nefríticas, sífilis e gonorréia,  picada de insetos e catarro;

- Cataplasmas das folhas frescas e contusas: tumores;

- Suco do caule: arterioesclerose, lavar feridas, excitações  nervosas e do coração.