Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.8/5 (992 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Página




MELISSA
MELISSA

Conheça nossos cursos!

https://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao88243

 

 

NOSSOS BOLOS E SALGADOS

https://marciabds.comunidades.net/

 

 

NOSSA LOJA VIRTUAL COM OFERTAS IMPERDÍVEIS

https://www.magazinevoce.com.br/magazinemarciabds/

 

MELISSA (Melissa officinalis): Calmante e sedativa, induz ao sono. Indicada em crises nervosas, taquicardia, histerismo e depressão. O chá é usado como antiácido e tônico. A melissa faz parte da composição de licores e da água de melissa. Conhecida também como erva-cidreira verdadeira, a melissaé usada popularmente para diminuir gases e cólicas, estimular a transpiração, como um excelente calmante e sedativo, é digestiva, age contra a insônia, enxaqueca, tensão nervosa, ansiedade e ajuda nos casos de traumatismo emocional.

 

 

 

 

 

A Erva-Cidreira (Melissa officinalis) é uma  planta medicinal também conhecida como Melissa, Melissa-Romana,  Melissa-Verdadeira, Salva-do-Brasil, Salva-Brasileira, Bálsamo-de-Abelha,  Bálsamo-Doce, Bálsamo-de-Limão, dentre outros nomes populares. Pertence  a família Lamiaceae.

Usos Tradicionais: ansiedade, catapora, caxumba, cólica,  demência, depressão, dismenorréia, dor de cabeça, eczema, enxaquecas, epilepsia,  febre, flatulência, gripe, herpes, hipertensão, hipocondria, histeria, insônia,  náuseas, nervosismo, resfriados, taquicardia, vertigem.

 

Propriedades Medicinais: anódino, antibacteriano,  antiespasmódico, anti-histamínicos, antimicrobiano, anti-séptico, antivirótico,  calmante, carminativo, diaforético, digestivo, emenagogo, febrífugo, hipotenso,  lactagogo, nervino, rejuvenescedor, sedativo, sudorífero, tônico digestivo,  tônico estomacal.

Para Que Serve a Erva-Cidreira?

A Erva-Cidreira é um hipotenso moderado. Boa para diminuir palpitações do  coração devido a tensão. Estudos alemães constataram que o óleo essencial da  planta atua na parte do cérebro que controle o sistema nervoso autônomo e  protege o cérebro de estímulos externos excessivos. O chá da Erva-Cidreira  relaxa o sistema nervoso, induzindo a pessoa ao sono. Também é usado para  epilepsia, perturbações nervosas, insônia, desmaios, histeria, enxaqueca,  hipocondria e vertigem. O chá de Erva-Cidreira, ao mesmo tampo que traz  benefícios para o sistema nervoso, também possui propriedades medicinais  carminativas que beneficiam o sistema digestivo, combatendo vários disturbios  intestinais, como flatulência (gases intestinais) e cólicas.

A Erva-Cidreira tem um efeito tônico sobre o coração e o sistema  circulatório, causando uma leve vasodilatação dos vasos periféricos, atuando  assim para reduzir a pressão sanguínea. O chá de Erva-Cidreira, assim como seu  óleo essencial, pode beneficiar pacientes com ansiedade e depressão, vez que os  óleos voláteis na planta (particularmente o citronelal) têm um efeito sedativo,  mesmo em concentrações mínimas. Um estudo duplo-cego com cerca de vinte  pacientes com insônia comparou os benefícios de 0,125 miligramas do sedativo  Triazolam (Halcion) contra placebo e uma combinação de Valeriana (Valeriana  officinalis) e Erva-Cidreira (Melissa officinalis). A combinação  de ervas foi considerada tão eficaz quanto a droga.

Acredita-se que os taninos e outros extratos fitoquímicos da Erva-Cidreira  são recomendados para combater os vírus da caxumba e herpes. Na medicina  alternativa, é usada em compressas para inchaços como gota e febre. Aplicada a  eczema e dores de cabeça. A Erva-Cidreira é usada em máscaras faciais e loções  de beleza. É elemento presente na Aqua Mirabilis (Água milagrosa) e na Água Carmelita, uma mistura de água, álcool e óleos essencial, que  inclui a Melissa officinalis e Angelica. Versões modernas da Água Carmelita  ainda são vendidas na Europa. Usada como erva de banho, óleo de massagem e  perfume. A Erva-Cidreira é composta de óleos voláteis (citral, citronelal,  acetato de eugenol, geraniol e outros componentes), princípio amargo, resina,  polifenóis, taninos, flavonóides, ácido succínico, ácido rosmarínico e  triterpenoides.

O Uso da Erva-Cidreira na Culinária

Na culinária, a Erva-Cidreira é utilizada em carnes, saladas, marindas,  verudras, geléias, pudins, guarnições, vinagres, licores (Beneditino e  Chartreuse). As folhas secas não são consideradas tão saborosas quanto  frescas.

Como Fazer o Chá de Erva-Cidreira

Para preparar o chá de Erva-Cidreira, as folhas verdes frescas verdes devem  ser colocadas em forma de infusão em água. A variação de quantidade de folhas  para cada 1 litro de água pode variar de acordo com o gosto e necessidade de  cada pessoa, vez que quanto mais concentrado (de folhas) for o chá, maior será  seu efeito sedativo. Para um chá mais fraco, cerca de 20 gramas por litro é  suficiente, já para um chá de Erva-Cidreira com efeitos sedantes mais  acentuados, cerca de 50 a 60g de folhas são suficientes. Pode ser tomado de 2 a  4 xícaras de chá por dia.

Efeitos Colaterais e Contra-Indicações

A Erva-Cidreira é considerada segura, inclusive para crianças, mas pode  abaixar a função tiróide, o que pode ser benéfico para algumas pessoas, mas pode  prejudicar outras.

História e Curiosidades

Melissa é derivado do grego e significa “mel de abelha”, vez que é a  flor favorita das abelhas. Esta erva era sagrada no templo de Diana. O óleo  essencial da Erva-Cidreira é de cor amarelo-pálida, com um leve aroma de limão  fresco. O custo do óleo essencial da Melissa officinalis é bastante elevado, vez  que pode ser necessário até sete toneladas da planta para extrair apenas um  litro de óleo essencial puro.